domingo, 24 de dezembro de 2006

Criamos este blog por reconhecermos o grau de importância em aceder a informação sobre a cirurgia LASIK, na perspectiva dos potenciais interessados em se submeter a essa intervenção, onde fossem exploradas as questões relacionadas com os riscos das cirurgias refractivas - informação essa que não me parece estar a ser disponibilizada em nenhuma clínica em Portugal, tanto quanto é do meu conhecimento, levando a que as pessoas corram riscos sem terem a consciência desse facto, não tendo, por isso, feito uma opção devidamente informada.Em muitos países é obrigatório o consentimento informado prévio à cirurgia. Na Argentina, a “Sociedad Argentina de Oftalmologia” obriga à assinatura de um termo de consentimento onde são descritas as principais complicações que podem decorrer da cirurgia e a frequência em que ocorrem. A título de exemplo: está previsto que 4 em 100 casos podem diminuir a visão, ainda que com o recurso ao uso óculos ou lentes de contacto, os descentramentos também podem ocorrer. Há complicações mais graves que só poderão ser resolvidas com transplante da córnea. Alerta também para o facto de, em última instância, embora pouco frequente, a intervenção poder levar à cegueira, sem recurso a qualquer tipo de intervenção correctora.Há várias situações de pessoas que foram submetidas a cirurgias refractivas do tipo LASIK e que têm diversas problemáticas decorrentes do insucesso das mesmas. Em geral, essas pessoas não tinham informação prévia acerca dos riscos que corriam. Servirá também este blog para explorar a possibilidade da criação de uma associação. Associação essa que permita às pessoas não permanecerem isolados no seu problema de dificuldades de visão e actuarem no âmbito da prevenção de futuras situações, bem como pressionar a Ordem dos Médicos no sentido de obrigar a que haja uma adequada informação aos candidatos à cirurgia. Estamos convencidos que isto também levaria os médicos a fazerem uma selecção mais cuidada aos candidatos, já que algumas destas complicações são muito mais frequentes em pessoas com determinadas características da córnea, que as potenciam e em relação às quais a probabilidade de ocorrerem é muito mais elevada do que os “negligenciáveis “ números baixos relativos à população em geral, refiro-me, p. ex. ao ceratocone (que se progredir rapidamente leva à cegueira, havendo hipótese de realizar transplante de córnea). De referir que existe um estudo no Brasil que correlaciona factores pré operatórios desencadeantes que teriam de ter sido detectados num sério diagnóstico prévio à cirurgia.Quanto aos riscos a longo prazo, aí, embarcamos todos “às cegas”, pois ainda só decorreram pouco mais de dez anos das primeiras experiências.

5 comentários:

micas disse...

Fiz LASIK no passado dia 15 de Novembro no Instituto Gama Pinto, felizmente tudo correu bem, estava siente de todos os riscos e assinei o termo de responsabilidade que me dava conhecimento dos mesmos, aliás a coisa era tão feia que a 1ª reação foi a desistência, após pesquisa intensa aqui na NET é que mudei de ideias. A intervenção foi gratuita, feita pelo Dr Maia Seco que me tem dado o maoir apoio.
Não andarão sapateiros a brincar aos oftalmologistas?

Unknown disse...

Bom dia Anabela

Congratulo-me por a cirurgia que fez lhe ter corrido bem e corresponder às suas expectactivas.
Também é bom saber que há médicos oftalmologistas que informam de forma adequada os candidatos a cirurgia LASIK.Será possível facultar-me o conteúdo dessas informações acerca dos riscos da cirurgia? se fosse, agradecia que me contactasse para o e-mail lasikbeminformados@gmail.com.
Desejo que prossiga a sua recuperação com sucesso e que ajude a informar outros candidatos acerca dos riscos que poderão correr (dizem as estatísticas que 1 ou 2 em cada 20 operados poderão ficar em pior situação que tinham anteriormente à cirurgia). Se explorar os links deste blog verificará que também há muita informação na internet que não abona em favor do LASIK.
Bom ano!
Rosa Maria

micas disse...

Bom ano também para si Rosa Maria.

Realmente vi muita informação não abonatória mas também vi o contrario, ponderei muito, com já disse estive a ponto de desistir.
A informação que eu possuia fornecida pelo instituto, após a operação não sei o que lhe fiz, mas posso na próxima consulta pedir ao Dr Maia Seco uma 2ªvia que terei todo o gosto em lhe enviar.

A dispôr para qualquer colaboração
Anabela Oliveira

Unknown disse...

Olá Anabela
Agadecia-lhe então que me enviasse o "consentimento informado" que assinou na clínica onde foi operada, se não fosse muita maçada...
É muito importante que os oftalmologistas informem adequadamente os candidatos à cirurgia. Penso que a ordem dos médicos deveria regularizar essa situação, obrigando todas as clínicas a esse procedimento.
Já agora, e espero que não me considere abusadora, pode-me dizer como foi o exame clínico prévio? E se lhe comunicaram de imediato se era uma candidata adequada para LASIK?
Agradeço desde já a sua colaboração
Rosa Maria

Unknown disse...

Anabela
Aguardo a informação que disse que me enviaria.
Fico à espera, cheia de curiosidade acerca do género de informação que é prestada no consentimento informado que assinou.
Até breve
Rosa Maria